Arquivo

E, em Direção a Becos Felizes (2023)

Sobre o filme

Fascinada pela cultura cinematográfica iraniana e pela obra da poeta feminista Forough Farrokhzad (1934-1967), a realizadora indiana Sreemoyee Singh parte em busca dos protagonistas do cinema do Irã. As entrevistas que realiza ao longo de seis anos com os cineastas Jafar Panahi e Mohammad Shirvani e com a ativista dos direitos humanos Nasrin Sotudeh, entre outros, revelam a terrível situação em que se encontram os críticos do regime, além das ameaças constantes de prisão e de serem banidos de exercer a profissão. Com um olhar atento a situações inusitadas, o documentário registra os efeitos da onipresente censura no cotidiano das mulheres, cuja irredutível batalha as colocou na liderança dos protestos que ocorrem no país. O filme, uma declaração de amor ao cinema e à poesia do Irã, permite uma visão frontal do dia a dia e ainda testemunha uma geração destemida que levanta a voz exigindo liberdade.

Vencedor do prêmio de melhor filme internacional no BAFICI. Também foi exibido nos festivais de Berlim, Sheffield e no CPH:DOX.

Título original: Be Kucheye Khoshbakht

Ano: 2023

Classificação: 14

Duração: 75 min.

Gênero: Documentário

País: Índia

Tags: Índia, Irã, documentário, cinema, arte, repressão, festivais internacionais, filmes premiados, mulheres na direção

Cor: cor

Direção: Sreemoyee Singh

Roteiro: Sreemoyee Singh

Fotografia: Sreemoyee Singh

Montagem: Joydip Das, Pradyatan Bera

Produtor: Sreemoyee Singh

Produção: Happy Alley Films

Música: Majdy

World Sales: Sebastian Nelson Nadilo

E-mail: [email protected]