Fórum

V Fórum Mostra

Pelo quinto ano consecutivo, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realiza, em parceria com o Itaú Cultural, o Fórum Mostra, um espaço voltado às discussões sobre os aspectos políticos, econômicos e criativos no cinema.

Em 2021, o Fórum acontecerá ainda de forma virtual, dadas as restrições impostas pela pandemia, e será transmitido pelo canal da Mostra no YouTube nos dias 27, 28 e 29, com mesas sendo realizadas em dois horários: às 11h e às 15h.

No primeiro dia, os debates estarão centrados nos impactos da pandemia sobre o audiovisual, tanto em termos de linguagem quanto em termos mercadológicos. Enquanto a mesa de abertura, “Novas Telas, Novas Regras”, vai tratar da revolução do streaming, abordando, inclusive, as questões regulatórias que envolvem o setor, o segundo debate, “Ainda É Tudo Cinema?”, vai explorar as mudanças que a pandemia imprimiu à própria linguagem cinematográfica.

As novidades trazidas pelo on-line e a tendência das linguagens híbridas —algo que a pandemia não criou, mas aprofundou— estarão presentes também no segundo dia do Fórum. Na mesa “A Realidade Animada”, os diretores de Meu Tio José, Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente e Arquipélago, três animações selecionadas para a 45ª Mostra, falarão sobre o porquê de a animação vir se mostrando um recurso tão atrativo para artistas que desejam abordar temas de fundo político ou potencial crítico.

Ainda no terreno do hibridismo, o Fórum se abre para outras manifestações culturais na tentativa de entender como o presencial e o on-line devem, ou não, conviver nos anos que se seguirão.

Partindo das experiências de alguns eventos e instituições, a mesa “O On-line Veio para Ficar?” falará dos desafios e das possibilidades que a pandemia colocou para a relação entre a cultura e o público e do quanto a natureza de algumas manifestações culturais pode ter sido para sempre alterada —tendendo, em muitos casos, a incorporar a linguagem audiovisual.

O último dia do Fórum, por sua vez, será dedicado aos aspectos políticos da cultura. O debate “Política Audiovisual: Impasses e Saídas” reunirá os responsáveis pelas políticas do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal para pensar o futuro da relação entre cinema e Estado, impactada não só pela crise das finanças públicas, mas pela própria reconfiguração do mercado.

O tema cultura e Estado terá prosseguimento na mesa de encerramento do Fórum, “Cultura, Estado e Burocracia”, na qual se procurará olhar para os graves impasses que atingem o setor não apenas com o objetivo de diagnosticá-los, mas de entender o que, da atual crise, pode servir de aprendizado para o futuro. 

Também em consonância com o todo desta edição, o Fórum aposta na relação entre literatura e cinema e mais uma vez tem em sua programação o pitching on-line de livros Da Palavra a Imagem, que acontece no dia 1o de novembro, e que colocará, frente a frente, editoras de livros e produtores de cinema.