Uma seleção da produção cinematográfica recente ao redor do mundo, com longas-metragens que foram exibidos e premiados em festivais durante o último ano, novos trabalhos de diretores consagrados e filmes de revelações do cinema. Na Perspectiva Internacional, estão representadas tanto cinematografias tradicionais como outras que dificilmente chegam ao Brasil.
A Mostra Brasil exibe 33 títulos brasileiros, entre longas-metragens premiados, filmes de cineastas consagrados e obras de diretores estreantes. Filmes produzidos em 2021 e ainda inéditos em São Paulo compõem a seção Mostra Brasil. As obras de diretores estreantes, que exibem seus primeiros ou segundos trabalhos, fazem parte da seção Competição Novos Diretores.
Competição que apresenta trabalhos de cineastas que realizam seu primeiro ou segundo longa-metragem e que concorrem ao Troféu Bandeira Paulista. Dos filmes que compõem a seção, são selecionados aqueles mais votados pelo público ao fim das exibições da primeira semana de evento. Os filmes escolhidos são vistos pelo Júri da Mostra, que indicará os premiados.
Filmes de realizadores renomados com temáticas especiais, clássicos restaurados, curtas-metragens, obras que tratam de assuntos urgentes e que são, por vezes, inclassificáveis. Além dos trabalhos das personalidades homenageadas pela Mostra, a Apresentação Especial faz um apanhado múltiplo e polifônico do panorama cinematográfico atual.
Cineasta único na filmografia portuguesa e um dos principais realizadores do Novo Cinema Português, Paulo Rocha terá sete de seus principais trabalhos apresentados na Mostra, em uma retrospectiva feita em parceria com a Cinemateca Portuguesa.