Jornal da Mostra

23 de outubro de 2021

Vão Livre do Masp volta à programação da Mostra com cinco filmes brasileiros

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

No ano em que os cinéfilos voltam a assistir aos filmes nas telas grandes dos cinemas e espaços culturais, a 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo retorna ao local onde nasceu: o Vão Livre do MASP.

O retorno às atividades presenciais neste local se torna ainda mais simbólico por proporcionar sessões gratuitas aos espectadores e por priorizar o cinema brasileiro, que também enfrentou dificuldades no período de paralisia das atividades. Assim, os filmes reencontram seu público através de cinco sessões com aguardados títulos nacionais entre os dias 27 e 31 de outubro. Todas as exibições acontecem às 19h30. Os ingressos podem ser retirados duas horas antes de cada sessão. 

As sessões têm início com Urubus, no dia 27, quarta-feira, primeiro longa-metragem do diretor Cláudio Borrelli, com produção executiva de Fernando Meirelles. Situado no universo dos pichadores, o roteiro retrata a intervenção artística de um grupo de artistas urbanos, levantando o debate sobre os limites da arte.

No dia seguinte, 28, o diretor José Eduardo Belmonte, de Carcereiros: O Filme e Alemão, apresenta seu novo projeto, As Verdades. Lázaro Ramos estrela o drama policial sobre uma tentativa de homicídio contada por três pontos de vista: o da vítima, o da noiva da vítima, e o do matador de aluguel. Drica Moraes e Thomás Aquino fazem parte do elenco.

Na sexta, dia 29, é a vez da animação Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente, de César Cabral. O filme em stop motion parte do clássico personagem criado pelo cartunista Angeli para imaginar um purgatório na mente do próprio criador. O projeto foi premiado no Festival de Annecy, o maior evento do mundo reservado ao cinema de animação.

Dia 30, sábado,, a diretora Laís Bodanzky, de Bicho de Sete Cabeças e Como Nossos Pais, exibe pela primeira vez o drama histórico A Viagem de Pedro, estrelado por Cauã Reymond. Ele interpreta Dom Pedro I, no trajeto de volta a Portugal em 1831, quando fugiu da represália do povo brasileiro, nove anos após a proclamação da independência.

Completando a programação, em 31, domingo, produção infantil Poropopó acompanha a jornada de uma garotinha que cresceu dentro de um grupo nômade de circo. Quando os adultos decidem abandonar os picadeiros e se mudar para a cidade mais próxima, a realidade de Julieta se transforma. O diretor Luís Antônio Igreja conhece bem este universo, afinal, tem formação em dança e teatro, e viajou o mundo apresentando-se como palhaço.

 

Exibições no Vão Livre do Masp

(Av. Paulista, 1.578)

Todas as exibições acontecem às 19h30. Ingressos com retirada duas horas antes da sessão. Capacidade de 500 lugares com distanciamento. 

Confira a programação completa:

27/10, quarta-feira - Urubus

28/10, quinta-feira - As Verdades

29/10, sexta-feira - Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente

30/10, sábado - A Viagem de Pedro

31/10, domingo - Poropopó