Jornal da Mostra

26 de outubro de 2021

Confira como foram os debates do Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual deste ano

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

A Mostra recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual. Foram realizadas duas mesas, nos dias 25 e 26 de outubro, abertas ao público e transmitidas pelo canal da Mostra no Youtube

O primeiro dia abriu espaço para o CNC - Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, órgão análogo à brasileira Ancine (Agência Nacional do Cinema), vinculado ao Ministério da Cultura da França. Na mesa de abertura, Leslie Thomas, a secretária geral do CNC/França, Leslie Thomas apresentará um balanço com dados atuais sobre a igualdade de gênero, que revela que as mulheres continuam em desvantagem na indústria criativa. 

Em conversa mediada por Alexandra Loras, Leslie Thomas falou sobre as conquistas e estatísticas que envolvem a busca pela igualdade de gêneros no audiovisual. Dentre elas, a proposta de inclusão nos contratos de produções audiovisuais de uma cláusula contra o assédio, garantindo a interrupção das filmagens para averiguação e a concessão de bônus para produções com maioria de mulheres em posições criativas, aumentando em 15% seu apoio financeiro. 

Confirma abaixo como foi a conversa.

 

Já no segundo dia, a mesa Mulheres na América Latina e Espanha, o Seminário jogou luz sobre a situação das mulheres ibero-americanas no audiovisual, com dados obtidos a partir de uma pesquisa feita entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. A pesquisa foi realizada por quatro profissionais brasileiras que estão à frente das discussões de gênero no audiovisual no país: Debora Ivanov, Luciana Vieira, Aletéia Selonk e Marcia Candido. 

Luciana Vieira coordenou a conversa, que incluiu Sabrina Farji, representante de La Mujer y el Cine (Argentina); Theresa Solis, de Mujeres en el Cine y la Televisión (México); Cristina Andreu, do CIMA - Asociación de Mujeres Cineastas y de Medios Audiovisuales (Espanha); Tata Amaral, do projeto +Mulheres (Brasil) e Camila Rodó Carvallo, do Nosotras Audiovisuales (Chile).

Confira abaixo como foi a segunda mesa do Seminário.