Jornal da Mostra

08 de outubro de 2021

Perspectiva Internacional: filmes premiados e de diretores renomados integram a seleção

Foto

Imagem do filme

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

Com um total de 104 filmes, a seção Perspectiva Internacional apresenta uma seleção da produção cinematográfica recente ao redor do mundo, com longas-metragens que foram exibidos e premiados em festivais durante o último ano, novos trabalhos de diretores consagrados e filmes de revelações do cinema.

Na Perspectiva Internacional estão representadas tanto cinematografias tradicionais como outras que dificilmente chegam ao Brasil. A seleção conta com produções de países como Afeganistão, África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bangladesh, Bélgica, Bulgária, Canadá, Cazaquistão , Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Egito, Eslovênia, Espanha, EUA, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Islândia, Itália, Japão, Macedônia do Norte, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Quirguistão, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Taiwan, Tunísia, Turquia.

Veja, abaixo, a lista completa de títulos que integram a seção Perspectiva Internacional.

18 KHZ, de Farkhat Sharipov (CAZAQUISTÃO)

18½, de Dan Mirvish (EUA)

A ARTE DA MEMÓRIA, de Rodrigo Areias (PORTUGAL)

A CAIXA / THE BOX, de Lorenzo Vigas (EUA, MÉXICO)

A CHIARA, de Jonas Carpignano (ITÁLIA, FRANÇA)

A CRÔNICA FRANCESA / THE FRENCH DISPATCH de Wes Anderson (REINO UNIDO, FRANÇA, ALEMANHA)

A FEBRE DE PETROV / PETROV`S FLU, de Kirill Serebrennikov (RÚSSIA, FRANÇA)

A FILHA / THE DAUGHTER,  de Manuel Martín Cuenca (ESPANHA)

A FLORESTA SILENCIOSA / THE SILENT FOREST,  de Ko Chen-nien (TAIWAN)

A FUGA DO CAPITÃO VOLKONOGOV / CAPTAIN VOLKONOGOV ESCAPED, de Natasha Merkulova, Aleksey Chupov  (RÚSSIA, FRANÇA, ESTÔNIA)

A HISTÓRIA DA MINHA ESPOSA / THE STORY OF MY WIFE, de Ildikó Enyedi (HUNGRIA, FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA) 

A MULHER QUE FUGIU / THE WOMAN WHO RAN, de Sang-soo Hong (CORÉIA DO SUL)

A NOITE DO FOGO / PRAYERS FOR THE STOLEN, de Tatiana Huezo (MÉXICO, ALEMANHA, BRASIL, CATAR)

A VINGANÇA É MINHA, TODOS OS OUTROS PAGAM EM DINHEIRO / VENGEANCE IS MINE, ALL OTHERS PAY CASH, de Edwin (INDONÉSIA, SINGAPURA) 

ALTA DEMANDA: A VIDA E A OBRA DE DANI KARAVAN / HIGH MAINTENANCE: THE LIFE AND WORK OF DANI KARAVAN, de Barak Heymann (ISRAEL, POLÔNIA)

AHED`S KNEE, de Nadav Lapid (FRANÇA, ALEMANHA, ISRAEL) 

AMANHECER / THE DAWN, de Dalibor Matanic (CROÁCIA, ITÁLIA)

AMOR FATI, de Cláudia Varejão (PORTUGAL, SUÍÇA, FRANÇA)

ANNETTE, de Leos Carax (FRANÇA, EUA)

AO CAIR DO SOL / SUNDOWN, de Michel Franco (MÉXICO)

ARMUGAN, de Jo Sol (ESPANHA)

ARQUIPÉLAGO / ARCHIPELAGO, de Félix Dufour-Laperrière (CANADÁ)

AS BRUXAS DO ORIENTE / THE WITCHES OF THE ORIENT, de Julien Faraut (FRANÇA)

AS SIAMESAS / THE SIAMESE BOND, de Paula Hernández (ARGENTINA)

AURORA, de Paz Fábrega (COSTA RICA, MÉXICO)

AUSÊNCIA / ABSENCE, de Ali Mosaffa (REPÚBLICA TCHECA, ESLOVÁQUIA)

BANTÚ MAMA, de Ivan Herrera (REPÚBLICA DOMINICANA)

BERGMAN ISLAND, de Mia Hansen-Løve (FRANÇA, ALEMANHA, SUÉCIA)

BIABU CHUPEA: UM GRITO NO SILÊNCIO / BREAKING THE SILENCE, de Priscila Padilla (COLÔMBIA)

BOA SENHORA / GOOD MADAM, de Jenna Cato Bass (ÁFRICA DO SUL)

BRIGHTON 4TH, de Levan Koguashvili (GEÓRGIA, RÚSSIA, BULGÁRIA, MÔNACO, EUA)

BRUNO REIDAL, CONFISSÕES DE UM ASSASSINO / BRUNO REIDAL: CONFESSION OF A MURDERER, de Vincent Le Port (FRANÇA)

CAMILA SAIRÁ ESTA NOITE / CAMILA COMES OUT TONIGHT, de Ines Barrionuevo (ARGENTINA)

CAMINHO INCERTO / UNCERTAIN JOURNEY, de Pau-Pablo García Pérez de Lara (ESPANHA)

CHARUTO DE MEL / HONEY CIGAR, de Kamir Aïnouz (FRANÇA, ARGÉLIA)

CONTATADO / CONTACTADO, de Marité Ugás (PERU, BRASIL, VENEZUELA, NORUEGA)

COW, de Andrea Arnold (REINO UNIDO)

DEIXE AMANHECER / LET IT BE MORNING, de Eran Kolirin (ISRAEL, FRANÇA)

DIÁRIOS DE OTSOGA / THE TSUGUA DIARIES, de Miguel Gomes, Maureen Fazendeiro (PORTUGAL)

ENCONTROS / INTRODUCTION, de Hong Sang-Soo (CORÉIA DO SUL)

ERRANTES - UMA HISTÓRIA ROHINGYA / WANDERING, A ROHINGYA STORY, de Olivier Higgins, Mélanie Carrier (CANADÁ)

EU QUERO FALAR SOBRE DURAS / I WANT TO TALK ABOUT DURAS, de Claire Simon (FRANÇA)

EU VEJO VOCÊ EM TODOS OS LUGARES / FOREST – I SEE YOU EVERYWHERE, de Bence Fliegauf (HUNGRIA)l

EVOLUÇÃO / EVOLUTION, de Kornél Mundruczó (ALEMANHA, HUNGRIA)

FANTASMAS / GHOSTS, de Azra Deniz Okyay (TURQUIA, FRANÇA, CATAR)

FILHO DAS MONARCAS / SON OF MONARCHS, de Alexis Gambis (MÉXICO, EUA)

FRANCE, de Bruno Dumont (FRANÇA, ALEMANHA, BÉLGICA, ITÁLIA)

FRUTO DA MEMÓRIA / APPLES, de Christos Nikou (GRÉCIA, POLÔNIA, ESLOVÊNIA)

FUTURA, de Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher (ITÁLIA)

GRAND CANCAN, de Mikhail Kosyrev-Nesterov (RÚSSIA)

GREAT FREEDOM, de Sebastian Meise (ÁUSTRIA, ALEMANHA)

HIGIENE SOCIAL / SOCIAL HYGIENE, de Denis Côté (CANADÁ)

IMPASSE / DEADLOCK, de Vinko Möderndorfer (ESLOVÊNIA, SÉRVIA, MACEDÔNIA DO NORTE)

INTREGALDE, de Radu Muntean (ROMÊNIA)

LINGUI / LINGUI, THE SACRED BONDS, de Mahamat-Saleh Haroun (CHADE, FRANÇA, BÉLGICA, ALEMANHA)

LISTEN, de Ana Rocha de Sousa (REINO UNIDO, PORTUGAL)

MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL / BAD LUCK BANGING OR LOONY PORN, de Radu Jude (ROMÊNIA, LUXEMBURGO, REPÚBLICA TCHECA, CROÁCIA)

MAJORITY, de Mohsen Gharaie (IRÃ) 

MARX PODE ESPERAR / MARX CAN WAIT, de Marco Bellocchio (ITÁLIA)

MEDO / FEAR, de Ivaylo Hristov (BULGÁRIA)

MEMORIA, de Apichatpong Weerasethakul (COLÔMBIA, TAILÂNDIA, REINO UNIDO, MÉXICO, FRANÇA)

MICKEY NA ESTRADA / MICKEY ON THE ROAD, de Mian Mian LU (TAIWAN)

MOTHERING SUNDAY, de Eva Husson (REINO UNIDO)

MULHERES CHORAM / WOMEN DO CRY, de Mina Mileva, Vesela Kazakova (BULGÁRIA, FRANÇA)

NO PAÍS DE ALICE / IN ALICE`S LAND, de Rui Simões (PORTUGAL)

NO TÁXI DO JACK / JACK`S RIDE, de Susana Nobre (PORTUGAL)

NOITE PASSADA EM SOHO / LAST NIGHT IN SOHO, de Edgar Wright (REINO UNIDO)

NOVE DIAS, de Edson Oda (EUA)

O ATLAS DOS PÁSSAROS / BIRD ATLAS, de Olmo Omerzu (REPÚBLICA TCHECA)

O CÃO QUE NÃO SE CALA / THE DOG WHO WOULDN’T BE QUIET, de Ana Katz (ARGENTINA)

O CEGO QUE NÃO QUERIA VER O TITANIC / THE BLIND MAN WHO DID NOT WANT TO SEE TITANIC, de Teemu Nikki (FINLÂNDIA)

O COMPROMISSO DE HASAN / COMMITMENT HASAN, de Semih Kaplanoglu (TURQUIA)

O GAROTO MAIS BONITO DO MUNDO / THE MOST BEAUTIFUL BOY IN THE WORLD, de Kristina Lindström, Kristian Petri (SUÉCIA)

O GRAVADOR DE HARUHARA-SAN / HARUHARA-SAN`S RECORDER, de Kyoshi Sugita (JAPÃO)

O JOVEM CAÇADOR DE BALEIAS / THE WHALER BOY, de Philipp Yuryev (RÚSSIA, POLÔNIA, BÉLGICA)

O OUTRO TOM / THE OTHER TOM, de Rodrigo Plá, Laura Santullo (MÉXICO, EUA)

O UIVO DAS ROMÃS / WHEN THE POMEGRANATES HOWL, de Granaz Moussavi (AUSTRÁLIA, AFEGANISTÃO) 

OS INTRANQUILOS / THE RESTLESS, de Joachim Lafosse (BÉLGICA, LUXEMBURGO, FRANÇA)

OS ÚLTIMOS SOBREVIVENTES / THE LAST ONES, de Veiko Õunpuu (FINLÂNDIA, ESTÔNIA)

PEDRA DA NOITE / DUSK STONE, de Iván Fund (ARGENTINA, CHILE, ESPANHA)

PRISÃO DOMICILIAR / HOUSE ARREST, de Aleksey German Jr. (RÚSSIA)

QUEM FOMOS / WHO WE WERE, de Marc Bauder (ALEMANHA)

RADIOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA / RADIOGRAPH OF A FAMILY, de Firouzeh Khosrovani  (NORUEGA, IRÃ, SUÍÇA)

REFLEXÃO / REFLECTION, de Valentyn Vasyanovych (UCRÂNIA)

REGRESSO A REIMS (FRAGMENTOS) / RETURNING TO REIMS (FRAGMENTS), de Jean-Gabriel Périot (FRANÇA)

RODA DO DESTINO / WHEEL OF FORTUNES AND FANTASIES, de Ryusuke Hamaguchi (JAPÃO)

SANREMO, de Miroslav Mandic (ESLOVÊNIA, ITÁLIA)

SEM DEIXAR RASTROS / LEAVE NO TRACES, de Jan P. Matuszynski (POLÔNIA, FRANÇA, REPÚBLICA TCHECA)

SEM ESCOLHA / NO CHOICE, de Reza Dormishian (IRÃ)

SIMON CHAMA / SIMON CALLS, de Marta Sousa Ribeiro (PORTUGAL)

SOUAD, de Ayten Amin (EGITO, TUNÍSIA, ALEMANHA)

SR. BACHMANN E SEUS ALUNOS / MR BACHMANN AND HIS CLASS, de Maria Speth (ALEMANHA)

STILLWATER, de Tom McCarthy (EUA)

TERRA DISTANTE / FARAWAY LAND, de Erkan Yazici (TURQUIA)

TOVE, de Zaida Bergroth (FINLÂNDIA, SUÉCIA)

TRUMAN & TENNESSEE: UMA CONVERSA PESSOAL / TRUMAN & TENNESSEE: AN INTIMATE CONVERSATION, de Lisa Immordino Vreeland (EUA)

UM EQUILÍBRIO / A BALANCE, de Yujiro Harumoto (JAPÃO)

UM HERÓI / A HERO, de Asghar Farhadi (IRÃ, FRANÇA)

UM RIO CORRE, VIRA, APAGA, TRANSFORMA / A RIVER RUNS, TURNS, ERASES, REPLACES, de Shengze Zhu (EUA)

UMA NOVA VELHA PEÇA / A NEW OLD PLAY, de Qiu Jiongjiong (HONG KONG)

VISÕES DO IMPÉRIO / VISIONS OF EMPIRE, de Joana Pontes (PORTUGAL)

YUNI, de Kamila Andini (INDONÉSIA, SINGAPURA, FRANÇA, AUSTRÁLIA)