Jornal da Mostra

22 de outubro de 2021

Em parceria com a Mostra, coletivo Brada realizou masterclass sobre direção de arte; confira como foi o evento

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

Como parte da programação da 45ª Mostra, a Brada, coletivo de diretoras de arte do Brasil, ofereceu uma masterclass gratuita de direção de arte, ministrada por Carla Caffé, Vera Hamburguer e Ana Paula Cardoso. O evento aconteceu no dia 24 de outubro e teve transmissão ao vivo pelo canal da Mostra no YouTube

As ministrantes discutiram a contribuição da direção de arte para a realização fílmica, e depois responderam perguntas e comentários. O evento contou com a mediação de Ana Mara Abreu, diretora de arte e integrante da Brada.

Além da masterclass, como parte da parceria com a 45ª Mostra, um júri composto por diretoras de arte da Brada elegerá, dentre os filmes pré-selecionados  pelo  júri  popular  da  Mostra,  o  trabalho  que  receberá  o  Prêmio Brada de Melhor Direção de Arte.

Confira abaixo como foi a masterclass.

 

Conheça mais sobre as ministrantes

Diretora de arte, arquiteta e professora, Carla Caffé também integra o júri desta 45a Mostra. Entre os seus principais trabalhos como diretora de arte, estão os Central do Brasil (1998), de Walter Salles, Narradores de Javé (2003) e Era o Hotel Cambridge (2016), ambos de Eliane Caffé.

Vera Hamburger atua desde 1985 como diretora de arte e cenógrafa em cinema, teatro e exposições, além de desenvolver intensa atividade de pesquisa e ensino. Colaborou em mais de trinta obras cinematográficas, entre eles Carandiru (2003), de Hector Babenco e Hoje (2011), de Tata Amaral.

Ana Paula Cardoso é diretora de arte e coordenadora do Curso de Direção de Arte da AIC Rio. Assinou a direção de arte dos longas-metragens Casa Grande (2014) e Gabriel e a Montanha (2017) e de Fellipe Barbosa, e Aos Nossos Filhos (2019), de Maria de Medeiros. 

A mediadora Ana Mara Abreu atua como diretora de arte e cenógrafa de longas, séries,  filmes publicitários, programas de TV e teatro. Entre seus trabalhos estão longas como Durval Discos (2002) e É Proibido Fumar (2009), ambos de Anna Muylaert, Califórnia (2015), de Marina Person, e a série Mundo Mistério (2020), para a Netflix.