Jornal da Mostra

27 de outubro de 2021

Conversa com Sarah Kunstler e o advogado e ativista negro Jeffery Robinson debate o racismo no EUA; saiba mais e veja como foi

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

A 45ª Mostra promoveu o debate O Racismo nos EUA entre a co-diretora do filme Who We Are – A Chronicle of Racism in America, Sarah Kunstler, e o roteirista do filme, o advogado e ativista negro Jeffery Robinson.

Além de assinar o roteiro, Jeffery é o grande protagonista do filme, cuja narrativa é construída em torno de uma palestra do ativista sobre a história da luta antirracista nos Estados Unidos.

Foi justamente após ouvir uma de suas exposições públicas, que as irmãs Sarah e Emily Kunstler procuraram por Jeffery com a proposta de realizar um filme sobre o tema. Utilizando imagens de arquivo, documentos e gravações históricas, construíram uma linha do tempo contundente, que dá aos afro-americanos o devido protagonismo na história de seu país.

Sarah e Jeffery conversam sobre produção de um documentário a seis mãos e a parceria entre duas diretoras brancas e um roteirista negro; sobre as outras frentes do Who We Are Project, conduzido por Jeffery com o objetivo de transformar as narrativas históricas sobre a supremacia branca e o racismo contra negros nos EUA; e sobre as semelhanças e diferenças entre a história do racismo nos EUA e no Brasil.

Confira abaixo como foi essa conversa: