Jornal da Mostra

18 de outubro de 2021

Confira os eventos, debates, oficinas e lançamentos de livros que fazem parte da programação da 45ª Mostra

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

Na primeira edição em formato híbrido da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, os eventos também ocorrem de modo presencial e on-line. Entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, o público terá acesso a oficinas, masterclasses, debates sobre cinema, lançamento de livros a respeito da sétima arte e sessões gratuitas pela cidade.

A quinta edição do Fórum Mostra ocorre nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com mesas organizadas em dois horários: às 11h e às 15h. No primeiro dia, o tema será o audiovisual pós-pandemia, enquanto o segundo dia propõe uma reflexão sobre os nossos tempos de linguagens híbridas. Por fim, no terceiro dia, acontece um recorte sobre cultura e política. Ainda dentro da programação do Fórum, acontece o pitching Da Palavra à Imagem, no dia 1º de novembro . Todos esses debates serão transmitidos pelo canal da Mostra no YouTube.

O ciclo de debates se desdobra na iniciativa do Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual, nos dias 25 e 26 de outubro, com um debate sobre políticas de diversidade promovidas pelo CNC da França, e uma mesa com o tema Mulheres na América Latina e Espanha. Esses debates também acontecem no YouTube da Mostra.

O espectador em busca de sessões gratuitas possui diversas opções entre o vão-livre do Masp e o Vale do Anhangabaú. As cinco sessões no vão-livre apresentam novos e aguardados filmes brasileiros, sempre às 19h30. A programação traz Urubus (dia 27/10), de Cláudio Borreli; As Verdades (28/10), de José Eduardo Belmonte; a animação Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente (29/10), de César Cabral; A Viagem de Pedro (30/10), de Laís Bodanzky, e Poropopó (31/10), de Luís Igreja.

Já o Vale do Anhangabaú sedia a sessão ao ar livre do documentário musical Summer of Soul (...Ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada), de Ahmir "Questlove" Thompson, que relata o evento musical focado na cultura negra, organizado ao mesmo tempo que Woodstock. O filme será exibido dia 2 de novembro, às 19h30. 

Quatro filmes da seleção da 45ª Mostra serão apresentados no Museu da Imigração em dois dias, com ingressos a preços populares (R$ 10). Abre a programação no local, no dia 22 de outubro, o brasileiro 7 Prisioneiros (19h), seguido pelo longa egípcio Capitães de Zaatari (21h). No sábado, 23 de outubro, o museu exibe o iraniano Pegando a Estrada (19h) e o búlgaro Medo (21h).

Em paralelo, dois lançamentos de livros no Espaço Itaú de Cinema - Anexo apresentam novas pesquisas a respeito do audiovisual. Dia 30 de outubro, a crítica de cinema Ivonete Pinto traz Cinemas Periféricos - Estéticas e Contextos Não-Homogênicos, e no dia 31 de outubro, os pesquisadores Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira lançam o livro Helena Ignez - Atriz Experimental..

Aos fãs do cinema de animação, a oficina de stop motion Bob Cuspe - Processos de Produção de um Longa Animado, ministrada pela equipe de Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente explica o processo de criação através desta técnica a uma turma de até 120 alunos. Os quatro encontros ocorrem por meio da plataforma online Sesc Digital, dos dias 25 a 28 de outubro, entre 19h e 21h30. As inscrições estarão abertas no site da Mostra e do Sesc a partir de 20 de outubro.

Em paralelo, a Masterclass Direção de Arte é organizada pela BRA.DA, coletivo brasileiro de Diretoras de Arte. Ana Paula Cardoso, Carla Caffé e Vera Hamburger ministram a aula dia 24 de outubro, às 16h, no Canal da Mostra no YouTube. O evento inclui uma entrevista com Angélica Perea, diretora de arte do filme Memoria, de Apichatpong Weerasethakul, premiado no Festival de Cannes.