18 de outubro de 2021
Na primeira edição em formato híbrido da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, os eventos também ocorrem de modo presencial e on-line. Entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, o público terá acesso a oficinas, masterclasses, debates sobre cinema, lançamento de livros a respeito da sétima arte e sessões gratuitas pela cidade.
A quinta edição do Fórum Mostra ocorre nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com mesas organizadas em dois horários: às 11h e às 15h. No primeiro dia, o tema será o audiovisual pós-pandemia, enquanto o segundo dia propõe uma reflexão sobre os nossos tempos de linguagens híbridas. Por fim, no terceiro dia, acontece um recorte sobre cultura e política. Ainda dentro da programação do Fórum, acontece o pitching Da Palavra à Imagem, no dia 1º de novembro . Todos esses debates serão transmitidos pelo canal da Mostra no YouTube.
O ciclo de debates se desdobra na iniciativa do Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual, nos dias 25 e 26 de outubro, com um debate sobre políticas de diversidade promovidas pelo CNC da França, e uma mesa com o tema Mulheres na América Latina e Espanha. Esses debates também acontecem no YouTube da Mostra.
O espectador em busca de sessões gratuitas possui diversas opções entre o vão-livre do Masp e o Vale do Anhangabaú. As cinco sessões no vão-livre apresentam novos e aguardados filmes brasileiros, sempre às 19h30. A programação traz Urubus (dia 27/10), de Cláudio Borreli; As Verdades (28/10), de José Eduardo Belmonte; a animação Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente (29/10), de César Cabral; A Viagem de Pedro (30/10), de Laís Bodanzky, e Poropopó (31/10), de Luís Igreja.
Já o Vale do Anhangabaú sedia a sessão ao ar livre do documentário musical Summer of Soul (...Ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada), de Ahmir "Questlove" Thompson, que relata o evento musical focado na cultura negra, organizado ao mesmo tempo que Woodstock. O filme será exibido dia 2 de novembro, às 19h30.
Quatro filmes da seleção da 45ª Mostra serão apresentados no Museu da Imigração em dois dias, com ingressos a preços populares (R$ 10). Abre a programação no local, no dia 22 de outubro, o brasileiro 7 Prisioneiros (19h), seguido pelo longa egípcio Capitães de Zaatari (21h). No sábado, 23 de outubro, o museu exibe o iraniano Pegando a Estrada (19h) e o búlgaro Medo (21h).
Em paralelo, dois lançamentos de livros no Espaço Itaú de Cinema - Anexo apresentam novas pesquisas a respeito do audiovisual. Dia 30 de outubro, a crítica de cinema Ivonete Pinto traz Cinemas Periféricos - Estéticas e Contextos Não-Homogênicos, e no dia 31 de outubro, os pesquisadores Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira lançam o livro Helena Ignez - Atriz Experimental..
Aos fãs do cinema de animação, a oficina de stop motion Bob Cuspe - Processos de Produção de um Longa Animado, ministrada pela equipe de Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente explica o processo de criação através desta técnica a uma turma de até 120 alunos. Os quatro encontros ocorrem por meio da plataforma online Sesc Digital, dos dias 25 a 28 de outubro, entre 19h e 21h30. As inscrições estarão abertas no site da Mostra e do Sesc a partir de 20 de outubro.
Em paralelo, a Masterclass Direção de Arte é organizada pela BRA.DA, coletivo brasileiro de Diretoras de Arte. Ana Paula Cardoso, Carla Caffé e Vera Hamburger ministram a aula dia 24 de outubro, às 16h, no Canal da Mostra no YouTube. O evento inclui uma entrevista com Angélica Perea, diretora de arte do filme Memoria, de Apichatpong Weerasethakul, premiado no Festival de Cannes.