Jornal da Mostra

28 de outubro de 2021

Confira como foi o V Fórum Mostra

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

Em sua 5ª edição, o Fórum Mostra, ciclo de debates que leva as discussões sobre cinema para além dos filmes, foi transmitido on-line pelo segundo ano consecutivo, por meio do canal da Mostra no YouTube, e ocorreu entre os dias 27 e 29 de outubro.

A temática das conversas passou pelos impactos da pandemia sobre o audiovisual, tanto em termos de linguagem quanto em termos mercadológicos; as novidades trazidas pelo on-line e a tendência das linguagens híbridas —algo que a pandemia não criou, mas aprofundou— ; e também se dedicadou aos aspectos políticos da cultura, partindo da relação entre cinema e Estado, impactada não só pela crise das finanças públicas, mas pela própria reconfiguração do mercado.

Confira abaixo como foi cada uma das mesas.

 

V FÓRUM MOSTRA - DIA 1 / MESA 1: NOVAS TELAS, NOVAS REGRAS

O último ano e meio, que deixou as salas de cinema fechadas em parte do tempo e manteve as pessoas em casa, acelerou de forma significativa mudanças que já estavam em curso no campo audiovisual.

No Brasil, desde que a pandemia começou, as plataformas existentes expandiram a base de assinantes e outras desembarcaram por aqui. Diante de tantas novidades, o setor se pergunta: como esse novo ambiente será regulado?

As dúvidas incluem desde a forma adequada de tributação das plataformas até a exigências de cota de programação brasileira e passam por questões ainda mais amplas, como os limites da propriedade cruzada entre os grandes players.

Participantes: Andressa Pappas (Motion Picture Association), Marcelo Bechara (Grupo Globo), Felipe Lopes (Vitrine Filmes

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

 

V FÓRUM MOSTRA - DIA 1 / MESA 2: AINDA É TUDO CINEMA?

A pandemia, além de ter acelerado as mudanças estruturais no mercado audiovisual, impôs novos desafios na forma de se fazer cinema e, curiosamente, aproximou cinema e teatro – fazendo com que uma arte virasse um pouco a outra.

Ao mesmo tempo em que o teatro se viu obrigado a fazer experiências em vídeo, os filmes recuperaram elementos do teatro para se tornarem possíveis. Alguns dos filmes selecionados para a 45ª Mostra são resultado de processos criativos desencadeados pelo isolamento social.

Enquanto Caco Ciocler resolveu filmar por meio do Zoom, Andrea Beltrão foi ao Teatro Poeira fazer um longa-metragem sobre a impossibilidade de encenar Antígona e Miguel Gomes brinca com a linguagem para mostrar o que é filmar na pandemia.

Participantes: Andréa Beltrão (atriz), Caco Ciocler (ator e diretor), Luís Urbano (produtor)

Mediação: Guilherme Genestreti, editor-adjunto de Cultura da Folha de S. Paulo

 

V FÓRUM MOSTRA - DIA 2 / MESA 3: A REALIDADE ANIMADA

Assim como as fronteiras entre ficção e documentário foram ficando cada mais borradas, aquelas entre a animação e a realidade também foram se diluindo. Por que, numa era na qual o real é registrado de forma abundante, a animação é um recurso tão atrativo para se substituir as imagens realistas ou para tratar de temas de fundo político ou potencial crítico?

Para tentar responder a essa questão, esta mesa reúne três realizadores brasileiros com filmes selecionados para a 45ª Mostra.

Meu Tio José usa a animação para retratar o atentado contra José, um ex-integrante de um grupo político de esquerda de Salvador (BA), no início da década de 1980; em Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, que ganhou o Festival de Annecy, o personagem-título encontra seu criador, Angeli; e Tarsilinha, uma produção voltada ao público infantojuvenil, tem como inspiração a obra de Tarsila do Amaral.

Participantes: Celia Catunda (cineasta), Cesar Cabral (cineasta), Ducca Rios (cineasta)

Mediação: Helen Beltrame Linné, roteirista e consultora de roteiro

 

V FÓRUM MOSTRA - DIA 2 / MESA 4:  O ONLINE VEIO PARA FICAR?

No começo da pandemia, foi o vazio. Depois, veio o online. Aos poucos, foi se desenhando o híbrido. E agora, com as atividades culturais autorizadas a acontecer de forma novamente presencial, um modelo que ninguém ainda sabe ao certo qual será vai se desenhando.

Partindo das experiências de alguns eventos e instituições, esta mesa falará dos desafios e das possibilidades que a pandemia colocou para a relação entre a cultura e o público e do quanto a natureza de algumas manifestações culturais pode ter sido para sempre alterada.

Da mesma forma que possibilitou o contato com outras audiências, o virtual não afastou também o público? O híbrido é economicamente viável? Apesar de serem muitas perguntas, uma coisa parece certa: esse novo modelo tende, quase sempre, a incorporar a linguagem audiovisual.

Participantes: Fernanda Feitosa (diretora SP-Arte), Arthur Netrovski (diretor Osesp) Renata de Almeida (diretora Mostra)

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

 

V FÓRUM MOSTRA - DIA 3 / MESA 5: CULTURA, ESTADO E BUROCRACIA

A cultura, no Brasil, sempre foi marcada pela presença estatal. Essa relação, que começa com a biblioteca trazida pela família real e se aprofunda na era Vargas, reflete a própria formação do Estado brasileiro, moldado por aquilo que o intelectual Raymundo Faoro chama de “patrimonialismo” e “estamento burocrático”.

Enredado nessa relação tanto por meio das leis de renúncia fiscal, que implicam numa relação formal com o Estado, quanto por meio do apoio direto, o setor cultural tem vivido, sob Bolsonaro, uma pressão política que tem a própria burocracia – representada pelas prestações de contas jamais analisadas e pelas cobranças do Tribunal de Contas da União – como algoz.

Quais são, para o futuro, as possibilidades de avanço nessa relação?

Participantes: Eduardo Saron (Itaú Cultural), Alfredo Manevy, Claudinéli Moreira Ramos 

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

 

V FÓRUM MOSTRA - DIA 3 / MESA 6: POLÍTICA E AUDIOVISUAL: IMPASSES E SAÍDAS

O início das políticas públicas de apoio ao cinema remete ao pós-Guerra, na década de 1940. Desde então, mecanismos de proteção, como a cota de tela, e o financiamento público foram se tornando mundialmente aceitos como a única forma de se garantir a existência dos cinemas locais.

Passado quase um século desse início, as políticas públicas de apoio ao cinema se veem fortemente impactadas pela crise financeira dos Estados; pelo ataque de governos conservadores; pela reconfiguração que a tecnologia trouxe ao mercado; e até mesmo pelo seu cruzamento com outras pautas políticas, como a pauta identitária.

Diante desses novos contextos, qual deve ser, no Brasil, o futuro da política voltada aos filmes?

Participantes: Viviane Ferreira (diretora-presidente SPCine), Carlos Augusto Calil (professor e presidente Sociedade Amigos da Cinemateca Brasileira), Marcelo Ikeda (professor e pesquisador)

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

 

DA PALAVRA À IMAGEM

Pitching on-line de livros.