Jornal da Mostra

21 de outubro de 2021

45ª Mostra exibe 89 filmes dirigidos por mulheres

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

Neste ano, em sua 45ª edição, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo exibe 89 títulos dirigidos por mulheres, entre filmes de ficção, documentário e animação. 

As diretoras marcam presença em quatro seções do festival: Perspectiva Internacional, Mostra Brasil, Competição Novos Diretores e Apresentação Especial.

Fazem parte da seleção realizadoras com filmes premiados e exibidos em festivais internacionais, como: Julia Ducournau, vencedora da Palma de Ouro por Titane, no Festival de Cannes, e Prêmio do Público no Festival de Toronto; Kira Kovalenko, de Unclenching The Fists, eleito o melhor filme da mostra Um Certo Olhar, em Cannes, e também exibido em San Sebastián; Tatiana Huezo, de A Noite do Fogo, que recebeu o prêmio de melhor filme da mostra Horizontes Latinos em San Sebastián e Menção Especial no Um Certo Olhar de Cannes; Alina Grigore, de Lua Azul, premiado como melhor filme no Festival de San Sebastián; Maria Speth, de Sr. Bachmann e Seus Alunos, vencedora do Prêmio do Público e do Prêmio do Júri (Urso de Prata) no Festival de Berlim; Charlotte Gainsbourg, de Jane por Charlotte, exibido em Cannes e San Sebastián; entre outras.

Enquanto isso, na Mostra Brasil, marcam presença as cineastas: Thais Fujinaga, com a A Felicidade das Coisas; Laís Bodanzky, com A Viagem de Pedro; Luciana Mazeto, com Despedida; Ana Maria Magalhães, com Já que Ninguém me Tira pra Dançar; Sandra Alves, com Mares do Desterro; Anita Rocha da Silveira, com Medusa; Carla Dauden, com Os Donos da Casa; Lô Politi, com Sol; e Celia Catunda, com Tarsilinha


Confira, neste link, a lista completa com os filmes dirigidos por mulheres e exibidos na 45ª Mostra