Jornal da Mostra

22 de outubro de 2021

45ª Mostra de São Paulo exibe mais de 50 documentários 

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

Com 264 filmes na programação, de diversos gêneros, a 45ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo apresenta uma seleção com 58 documentários em exibição, sendo mais de dez brasileiros. 

Filmes que passaram por festivais internacionais importantes, como Cannes, Roterdã, Hot Docs, Annecy, CPH:DOX, Visions du Réel, Berlim, Locarno, SXSW, IDFA, Sundance, IndieLisboa e Veneza, marcam presença. 

Produções de Portugal, Taiwan, Alemanha, Estados Unidos, Egito, Espanha, Reino Unido, França, Colômbia, Israel, China, Itália, República Tcheca, Suíça, entre outros países, completam a programação com títulos que abordam temas como feminismo,  preservação audiovisual, culturas locais, refugiados, e a pandemia de Covid-19.

Para celebrar o artista brasileiro Ziraldo, que assina a arte do pôster desta 45ª edição, dois filmes que contam sua trajetória serão exibidos: Ziraldo - Era uma Vez um Menino..., realizado por Fabrizia Pinto, sua filha, com música de Antonio Pinto, seu filho; e Ziraldo - Uma Obra que Pede Socorro, de Guga Dannemann.

O cineasta português Paulo Rocha, homenageado pela Mostra com uma retrospectiva de seus títulos, além da exibição do documentário A Távola de Rocha, de Samuel Barbosa, que foi assistente do diretor. 

Outro destaque da seleção é A Noite, de Tsai Ming-Liang, exibido no Festival de Veneza, e que faz parte do programa de curtas desta 45ª edição da Mostra

Confira neste link todos os documentários que serão exibidos na 45ª Mostra.