Jornal da Mostra

25 de outubro de 2021

Mostra promove o lançamento de dois livros; saiba mais sobre eles

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

Em paralelo às sessões de filmes em modo online e presencial, além dos debates de masterclasses, a 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo promove o lançamento de dois livros sobre a sétima arte, nos dias 30 e 31 de outubro. Os eventos ocorrem no Espaço Itaú de Cinema Augusta - Anexo 4, sempre às 19h. 

No dia 30 de outubro, sábado, a pesquisadora e crítica de cinema Ivonete Pinto apresenta Cinemas Periféricos - Estéticas e Contextos Não-Hegemônicos, pela Paco Editorial. Com texto introdutório de Renata de Almeida, diretora da Mostra, o livro compila 52 publicações efetuadas ao longo de duas décadas, nas quais a autora reflete sobre o cinema produzido fora dos Estados Unidos e dos países europeus de indústria consolidada.

Assim, o livro oferece análises da cinematografia do Irã, Tailândia, Índia, Camboja, Azerbaijão e Romênia, entre outros países, separados por continente. Através desse recorte, a autora discute as relações entre o audiovisual e as sociedades, a religião e as estruturas políticas dos territórios abordados, explicitando os desafios e as propostas estéticas particulares ao cinema independente.

Ivonete Pinto é jornalista, doutora pela ECA - USP, presidenta da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) entre 2019 e 2021, co-editora da revista Teorema e professora da UFPel.

No dia 31 de outubro, domingo, com a presença de um dos autores, Pedro Guimarães, e de Helena ignez, haverá uma sessão de autógrafos do livro Helena Ignez, Atriz Experimental, pelas edições Sesc SP. 

Nesta obra, os autores Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira se debruçam sobre a pluralidade de estilos de Helena Ignez, homenageada este ano pela Mostra com o Prêmio Leon Cakoff, e figura icônica do Cinema Marginal e do Cinema de Invenção, desenvolvendo um estilo próprio que a torna, na compreensão dos pesquisadores, co-autora destes filmes. A atriz de O Bandido da Luz Vermelha (1968), A Mulher de Todos (1969) e Copacabana, Mon Amour (1970) adota uma abordagem autoral e ousada até hoje, enquanto atriz, roteirista e diretora de seus próprios filmes.

O livro conta com prefácio de Ismail Xavier, professor emérito da ECA - USP, que enxerga no texto uma fonte de pesquisa e reflexão acerca da história do cinema brasileiro. Ele confirma uma ampla trajetória de Pedro Guimarães na pesquisa sobre o processo de criação dos atores. O professor da Unicamp possui doutorado pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Já Sandro de Oliveira é mestre e doutor pela Unicamp, além de professor na Universidade Estadual de Goiás e no laboratório de pesquisa em artes e mídia da Universidade de Estrasburgo.


Lançamento de Livros no Espaço Itaú Augusta - Anexo 4

30 de outubro, sábado, às 19h: Cinemas Periféricos - Estéticas e Contextos Não-Hegemônicos, de Ivonete Pinto

31 de outubro, domingo, às 19h: Helena Ignez, Atriz Experimental, de Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira