Entrevistas

23 de outubro de 2021

Mostra Conversa: Aly Muritiba

Deserto Particular, o trabalho mais recente do roteirista e diretor baiano Aly Muritiba, foi o filme brasileiro escolhido para disputar uma vaga para concorrer ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Neste Mostra Conversa, o diretor comenta a indicação, que aconteceu há poucos dias, e também outros aspectos do filme, que está em exibição na 45ª Mostra, e também foi premiado no Festival de Veneza.

Radicado em Curitiba, Aly Muritiba tem uma filmografia marcada por várias premiações em festivais nacionais e internacionais. É o caso de Para Minha Amada Morta (2015), exibido na 39ª Mostra e premiado nos festivais de Brasília e de Sundance.

O diretor, que já trabalhou como carcereiro, traz temáticas ligadas ao sistema de segurança pública brasileiro para dentro de seus filmes, a partir dos dilemas humanos de personagens que circulam neste universo. Por essa razão, já foi convidado para dirigir episódios de séries como Irmandade, Carcereiros e O Caso Evandro. Com Deserto Particular não é diferente: o filme retrata a viagem de um policial em crise em busca da mulher com quem se envolveu pela internet.