Entrevistas

23 de outubro de 2021

Mostra Conversa: Abdallah Al-Kathib

O diretor Abdallah Al-Kathib nasceu no distrito de Yarmouk, na Síria, no maior campo de refugiados palestinos do mundo. Com a eclosão da Guerra Civil Síria, o regime de Bashar Al-Assad passou a enxergar Yarmouk como um refúgio dos rebeldes e da resistência, e começou a sitiar o local a partir de 2013.

O filme de estreia do diretor, Pequena Palestina, Diário de um Cerco, que está em cartaz na Mostra, documenta justamente este processo de ataque e desmonte de Yarmouk. Gradualmente privado de alimentos, remédios e eletricidade, Yarmouk ficou isolado do resto do mundo. Ele falou à Mostra sobre o processo de filmagem, que se deu entre 2011 e 2015, quando ele e alguns amigos passaram a registrar o cotidiano dos habitantes sitiados, que decidiram enfrentar os bombardeios, o deslocamento e a fome com manifestações coletivas de união, música, amor e alegria.

Confira abaixo a conversa com Abdallah, que antes de fazer o filme já trabalhou para a ONU e para outras organizações humanitárias na Síria, e reside atualmente na Alemanha, onde recebeu o status de refugiado.