Arquivo

Sholay (1975)

Sobre o filme

A história se passa na fictícia vila de Ramgarh, aterrorizada pelo impiedoso bandido Gabbar Singh. Um ex-policial aposentado e sem os braços, Thakur Baldev Singh, contrata dois pequenos — mas engenhosos — criminosos, Jai e Veeru, para capturar Gabbar e sua gangue. Com o tempo, Jai e Veeru criam laços com os moradores e se apaixonam — Jai por Radha, a nora viúva de Thakur, e Veeru por Basanti, uma destemida condutora de charrete. A missão de vingança contra Gabbar acaba se tornando também pessoal. O filme culmina em um confronto épico, explorando temas como amizade, revanche e a vitória do bem sobre o mal.

“Sholay” foi restaurado em 4K em 2025 pela Film Heritage Foundation, em colaboração com a Sippy Films, no laboratório L’Immagine Ritrovata, a partir de um interpositivo, dois intermediários reversíveis em cor e um interpositivo de segunda geração de 1978 fornecido pela Sippy Films e preservado pela Film Heritage Foundation. O áudio foi restaurado a partir do negativo sonoro original e da trilha magnética preservada pela fundação. A versão do diretor foi reconstruída, incluindo o final original e duas cenas deletadas, preservando o formato original de 70mm.

Título original: Sholay

Ano: 1975

Duração: 204 min.

Gênero: Ficção

País: Índia

Tags: Índia, aventura, vingança, amizade, filmes restaurados

Cor: Colorido

Direção: Ramesh Sippy

Roteiro: Salim Khan, Javed Akhtar

Fotografia: Dwarka Divecha

Montagem: M. S. Shinde

Elenco: Sanjeev Kumar, Dharmendra, Hema Malini, Amitabh Bachchan, Jaya Bhaduri, Amjad Khan, A. K. Hangal, Satyen Kappu, Iftekhar, Leela Mishra, Mac Mohan, Sachin, Viju Khote

Produtor: G. P. Sippy

Produção: Sippy Films, NH Studioz

Música: R. D. Burman

E-mail: [email protected]