Arquivo

Até Sexta, Robinson (2022)

Sobre o filme

Uma crônica do encontro cinematográfico entre Ebrahim Golestan e Jean-Luc Godard, dois grandes artistas que, pelo menos no Ocidente, não alcançaram o mesmo nível de fama. Muito tempo se passou desde a década de 1960, e a Nouvelle Vague iraniana permaneceu em grande parte desconhecida, ofuscada pelo impacto do movimento europeu da mesma época. Será, então, tarde demais para reunir duas das figuras mais importantes dessas experiências distantes? “Devemos começar por uma correspondência”, diz Godard, “talvez não nos correspondamos. Ebrahim pode me enviar uma carta nesta sexta, e eu responderei na próxima sexta. Então, até sexta-feira, Robinson!” É assim que a narrativa se desenrola, ora seguindo uma trajetória linear, ora por vias secundárias, pontuadas pelas esperanças frustradas, intuições brilhantes e resistências que pontuam o confronto entre os dois interlocutores. Jean-Luc Godard, evitando o confronto cara a cara, aparece como um fantasma às sextas-feiras na casa de Ebrahim Golestan com suas mensagens compostas de fórmulas obscuras e montagens enigmáticas de imagens.

Vencedor do Prêmio Especial do Júri da seção Encontros no Festival de Berlim. Também foi exibido em festivais como CPH:DOX, Visions du Réel e FIDMarseille.

Título original: À Vendredi, Robinson

Ano: 2022

Classificação: 14

Duração: 96 min.

Gênero: Documentário

País: França, Suíça, Irã, Líbano

Tags: França, Suíça, Irã, Líbano, documentário, mulheres na direção, cinema, metalinguagem, festivais internacionais, filmes premiados

Cor: Cor

Direção: Mitra Farahani

Fotografia: Daniel Zafer, Fabrice Aragno

Montagem: Yannick Kergoat, Mitra Farahani, Fabrice Aragno

Elenco: Jean-Luc Godard, Ebrahim Golestan

Produtor: Mitra Farahani, Fabrice Aragno, Hamidreza Pejman, Georges Schoucair

Produção: Écran Noir Productions, Casa Azul Films, Pejman Foundation, Schortcut Films

E-mail: contact@ecrannoirproductions.fr