Arquivo

Radiografia de uma Família (2020)

Sobre o filme

"Assim que eu nasci, nos mudamos da Suíça de volta para Teerã. Pouco depois, a revolução aconteceu e tudo virou do avesso. Minha mãe se encontrou em uma nova identidade, em um espaço importante para ela: tornou-se ativista religiosa, diretora de escola e fez treinamento militar. Meu pai sentou-se em silêncio na sua cadeira favorita de casa e ouviu Bach. Os nossos tapetes de oração, o de minha mãe e o meu, foram colocados um ao lado do outro na sala de estar, próximos à janela. Fotografias de mulheres sem hijab foram rasgadas. Minha mãe censurou o passado —enquanto meu pai sonhava com um futuro diferente". Por meio de fotografias, imagens de arquivo, cartas e vozes, o documentário nos mostra uma história de amor, duas crenças diferentes e uma família no meio da turbulenta história recente do Irã.

Vencedor dos prêmios de melhor documentário em longa-metragem e de melhor uso criativo de imagens de arquivo no IDFA. Também foi exibido no IndieLisboa.

 

Título original: Radiograph of a Family

Ano: 2020

Classificação: 14

Duração: 82 min.

Gênero: Documentário

País: Irã, Noruega, Suíça

Tags: Irã, Noruega, Suíça, festivais internacionais, filmes premiados, documentário, família, memória, história, relação pais e filhos, religião, mulheres na direção, política

Cor: Cor

Direção: Firouzeh Khosrovani

Roteiro: Firouzeh Khosrovani

Fotografia: Mohammad Reza Jahanpanah

Montagem: Farahnaz Sharifi, Rainer Maria Trinkler

Produtor: Fabien Greenberg, Bård Kjøge Rønning

Produção: Antipode Films

Música: Peyman Yazdanian

World Sales: Taskovski Films

E-mail: festivals@taskovskifilms.com