Jornal da Mostra

10 de novembro de 2021

Mostra realizou lives e debates on-line; confira cada um deles

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

No decorrer de sua 45ª edição, a Mostra organizou lives, debates on-line, além de uma oficina e uma masterclass. Confira abaixo os eventos que fizeram parte da Mostra e acesse cada um deles.

Oficina Bob Cuspe - Processos de Produção de um Longa Animado

Com o objetivo de apresentar o universo da animação stop motion e suas características particulares na produção audiovisual, a equipe do longa-metragem Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente ministrou uma oficina gratuita que abordou as diferentes etapas e os processos durante a realização do filme. Foram quatro encontros, que ocorreram na plataforma on-line Sesc Digital nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro.

Confira como foram as aulas.

Masterclass Direção de Arte - Coletivo Brada

Como parte da programação da 45ª Mostra, a Brada, coletivo de diretoras de arte do Brasil, ofereceu uma masterclass gratuita de direção de arte, ministrada por Carla Caffé, Vera Hamburguer e Ana Paula Cardoso. As ministrantes discutiram a contribuição da direção de arte para a realização fílmica, e depois responderam perguntas e comentários. O evento contou com a mediação de Ana Mara Abreu, diretora de arte e integrante da Brada.

Confira como foi a masterclass.

Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual

A Mostra recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual. Foram realizadas duas mesas, nos dias 25 e 26 de outubro. O primeiro dia abriu espaço para o CNC - Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, órgão análogo à brasileira Ancine, e conversou com Leslie Thomas, a secretária geral do CNC/França. No segundo dia, o Seminário jogou luz sobre a situação das mulheres ibero-americanas no audiovisual.

Confira como foi o Seminário.

V Fórum Mostra

Em sua 5ª edição, o Fórum Mostra, ciclo de debates que leva as discussões sobre cinema para além dos filmes, foi transmitido on-line pelo segundo ano consecutivo, entre os dias 27 e 29 de outubro. A temática das conversas passou pelos impactos da pandemia sobre o audiovisual, as novidades trazidas pelo on-line e a tendência das linguagens híbridas, e também se dedicadou aos aspectos políticos da cultura.

Confira como foi o V Fórum Mostra.

Debate O Teatro no Cinema 

Os diretores Maurício Farias e Marcelo Sebá conversam sobre as intersecções entre a arte teatral e a arte cinematográfica no debate O Teatro no Cinema. Os dois diretores também falaram suas duas produções mais recentes, Antígona 442 A.C, uma releitura da tragédia grega de Sófocles, e Fédro, registro do encontro entre José Celso Martinez Corrêa e o ator Reynaldo Gianecchini, 

Confira como foi o debate.

Debate O Racismo nos EUA 

Na conversa entre a co-diretora do filme Who We Are – A Chronicle of Racism in America, Sarah Kunstler, e o roteirista do filme, o advogado e ativista negro Jeffery Robinson, foi discutida a produção de um documentário a seis mãos e a parceria entre duas diretoras brancas e um roteirista negro; e as semelhanças e diferenças entre a história do racismo nos EUA e no Brasil. Além de assinar o roteiro, Jeffery é o protagonista do filme. 

Confira como foi o debate.

Brada entrevista a diretora de arte Angelica Perea

A Brada, coletivo de diretoras de arte do Brasil, realizou uma entrevista com a diretora de arte colombiana Angelica Perea, que trabalhou no filme Memoria, de Apichatpong Weerasethakul. Angelica começou sua carreira como artista plástica, e ganhou notoriedade pelo seu trabalho nos filmes do cineasta Ciro Guerra. A entrevista, que foi conduzida pelas diretoras de arte Juliana Lobo e Camila Tarifa.

Confira como foi a entrevista.