Jornal da Mostra

23 de outubro de 2021

V Fórum Mostra reflete sobre o audiovisual pós-pandemia; evento acontece dias 27, 28 e 29

Juri da 45ª Mostra
Juri da 45ª Mostra

Pelo quinto ano consecutivo, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realiza, em parceria com o Itaú Cultural, o Fórum Mostra, um ciclo de debates voltado às discussões sobre os aspectos políticos, econômicos e criativos no cinema. 

Pela segunda vez, o evento será transmitido online. A transmissão se dará pelo canal da Mostra no YouTube nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com mesas em dois horários: às 11h e às 15h.

A continuidade das atividades de forma virtual é um reflexo das restrições e mudanças que atravessamos desde 2020, quando a pandemia do novo coronavírus fez com que a Mostra e a indústria do audiovisual precisassem se adaptar. O último ano e meio deixou as salas de cinema fechadas em parte do tempo e manteve as pessoas em casa. Tudo isso acelerou de forma significativa mudanças que já estavam em curso no campo audiovisual.

Os debates desta quinta edição do Fórum Mostra, portanto, se aprofundam em torno destas novas questões mercadológicas e estéticas que se impuseram ao cinema no último ano e meio. Também procuramos abarcar outros segmentos da cultura e apontar respostas e saídas para o futuro.

No primeiro dia, os debates estarão centrados nos impactos da pandemia sobre o audiovisual, tanto em termos de linguagem quanto em termos mercadológicos. As novidades trazidas pelo online e a tendência das linguagens híbridas – algo que a pandemia não criou, mas aprofundou – estarão presentes também no segundo dia do Fórum. Já no último dia, o V Fórum Mostra vai fechar o foco sobre a complexa, e por vezes tensa, relação entre a cultura e a política.

Saiba mais detalhes sobre o evento aqui, e veja o catálogo do evento.

Confira abaixo a programação completa de cada dia. 


DIA 1 | 27 DE OUTUBRO, QUARTA-FEIRA

11h: Novas telas, novas regras

No Brasil, desde que a pandemia começou, as plataformas existentes expandiram a base de assinantes e outras desembarcaram por aqui. Diante de tantas novidades, o setor se pergunta: como esse novo ambiente será regulado?

Participantes: Andressa Pappas (Motion Picture Association), Marcelo Bechara (Grupo Globo), Felipe Lopes (Vitrine Filmes)

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra


15h: Ainda é tudo cinema?

Além de ter acelerado as mudanças estruturais no mercado audiovisual, a pandemia impôs novos desafios na forma de se fazer cinema. Ao mesmo tempo, o teatro se viu obrigado a fazer experiências em vídeo; enquanto os filmes recuperaram elementos do teatro para se tornarem possíveis. Alguns dos filmes selecionados para a 45ª Mostra são resultado de processos criativos desencadeados pelo isolamento social. 

Participantes: Andréa Beltrão (atriz), Caco Ciocler (ator e diretor), Luís Urbano (produtor)

Mediação: Guilherme Genestreti, editor-adjunto de Cultura da Folha de S. Paulo


DIA 2 | 28 DE OUTUBRO, QUINTA-FEIRA

11h: A Realidade animada

Assim como as fronteiras entre ficção e documentário foram ficando cada mais borradas, aquelas entre a animação e a realidade também foram se diluindo. Por que, numa era na qual o real é registrado de forma abundante, a animação é um recurso tão atrativo para se substituir as imagens realistas ou para tratar de temas de fundo político ou potencial crítico?

Participantes: Celia Catunda (cineasta), Cesar Cabral (cineasta), Ducca Rios (cineasta)

Mediação: Helen Beltrame Linné, roteirista e consultora de roteiro


15h: O Online veio para ficar?

Partindo das experiências de alguns eventos e instituições, esta mesa falará dos desafios e das possibilidades que a pandemia colocou para a relação entre a cultura e o público e do quanto a natureza de algumas manifestações culturais pode ter sido para sempre alterada. O virtual não afastou o público? O híbrido é economicamente viável? Apesar de serem muitas perguntas, uma coisa parece certa: esse novo modelo tende, quase sempre, a incorporar a linguagem audiovisual.

Participantes: Fernanda Feitosa (diretora SP-Arte), Arthur Netrovski (diretor Osesp) Renata de Almeida (diretora Mostra)

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra


DIA 3 | 29 DE OUTUBRO, SEXTA-FEIRA

11h: Cultura, estado e burocracia

A cultura, no Brasil, sempre foi marcada pela presença estatal. Enredado nessa relação tanto por meio das leis de renúncia fiscal, que implicam numa relação formal com o Estado, quanto por meio do apoio direto, o setor cultural tem vivido, sob Bolsonaro, uma pressão política que tem a própria burocracia como algoz. Quais são, para o futuro, as possibilidades de avanço nessa relação?

Participantes: Eduardo Saron (Itaú Cultural), Alfredo Manevy, Claudinéli Moreira Ramos

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra


15h: Política e audiovisual: impasses e saídas

Passado quase um século do seu nascimento, as políticas públicas de apoio ao cinema se vêem fortemente impactadas pela crise financeira dos Estados; pelo ataque de governos conservadores; pela reconfiguração que a tecnologia trouxe ao mercado; e até mesmo pelo seu cruzamento com outras pautas políticas, como a pauta identitária. Diante desses novos contextos, qual deve ser, no Brasil, o futuro da política voltada aos filmes?

Participantes: Viviane Ferreira (diretora-presidente SPCine), Carlos Augusto Calil (professor e presidente Sociedade Amigos da Cinemateca Brasileira), Marcelo Ikeda (professor e pesquisador)

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra